Xangô e as Festas Juninas

xangoXangô é o Orixá da Justiça e seu campo preferencial de atuação é a razão, despertando nos seres o senso de equilíbrio e equidade, já que só conscientizando e despertando para os reais valores da vida a evolução se processa num fluir contínuo. Xangô talvez seja o Orixá mais sincretizado com os santos católicos: São João Batista, São Pedro, São Jerônimo, por isso, Xangô é tão festejado neste mês de Junho, principalmente nas fogueiras de São João. Na mitologia romana é Júpiter, o pai e mestre dos deuses, para os gregos é Zeus, aquele que usava seus raios para punir os mortais, esta correspondência pode ser feita pelo poder supremo que ambos encarnam.

É um Orixá muito cultuado e respeitado no Brasil, isso porque foi ele o primeiro Deus Iorubano, por assim dizer, que pisou em terras brasileiras.
Xangô é um Orixá bastante popular no Brasil e às vezes confundido como um Orixá com especial ascendência sobre os demais, em termos hierárquicos. Essa confusão acontece por dois motivos: em primeiro lugar, Xangô é miticamente um rei, alguém que cuida da administração, do poder e, principalmente, da justiça – representa a autoridade constituída no panteão africano.

Xangô é pesado, íntegro, indivisível, irremovível; com tudo isso, é evidente que um certo autoritarismo faça parte da sua figura e das lendas sobre suas determinações e desígnios. Suas decisões são sempre consideradas sábias, ponderadas, hábeis e corretas. Ele é o Orixá que decide sobre o bem e o mal. Ele é o Orixá do raio e do trovão.

Xangô não contesta o status de Oxalá de patriarca da Umbanda, mas existe algo de comum entre ele e Zeus, o deus principal da rica mitologia grega. O símbolo do Axé de Xangô é uma espécie de machado estilizado com duas lâminas, o Oxé, que indica o poder de Xangô, corta em duas direções opostas. O administrador da justiça nunca poderia olhar apenas para um lado, defender os interesses de um mesmo ponto de vista sempre. Numa disputa, seu poder pode voltar-se contra qualquer um dos contendores, sendo essa a marca de independência e de totalidade de abrangência da justiça por ele aplicada.

Segundo Pierre Verger, esse símbolo se aproxima demais do símbolo de Zeus encontrado em Creta. Assim como Zeus, é uma divindade ligada à força e à justiça, detendo poderes sobre os raios e trovões, demonstrando nas lendas a seu respeito, uma intensa atividade amorosa.
XANGÔ é o fogo latente na pedra, e ao mesmo tempo, a própria pedra. As pedras que representam a sabedoria no Xamanismo, por estarem à milhares de anos trazendo e gravando as memórias da Terra,  são justamentes os atributos de Xango: sabedoria, rigidez, e estabilidade.

XANGÔ representa para o homem o SEGUNDO RAIO CÓSMICO – A SABEDORIA, que rege o chacra cardíaco.

O significado mágico do seu nome está na formação da palavra
XA = Senhor, Dirigente;
ANGÔ = AG + NO = Fogo Oculto
GÔ = Raio, Alma

Portanto, XANGÔ, equivale a SENHOR DO FOGO OCULTO, SENHOR OU DIRIGENTE DA CENTELHA DIVINA (a centelha que inicia o fogo).

 

24/06 Homenagem à São João e Xando Agodô

Xangô Agodô – sincretismo com São João Batista. Preside as cerimônias de fé e de batismo. Grande auxiliar das intuições puras atuando harmoniosamente com Oxum.
Legião dos caboclos que trabalham nas pedras e que estão dentro dos rios, nos seixos rolados, nas pedras iniciáticas e na pedra batismal.

29/06Homenagem à São Pedro e Xango Alufam

Xangô Alufam – sincretismo com São Pedro, dia 29 de junho. Nesta data também homenageia-se o desdobramento de Xangô que atua juntamente com Omulu, chamado de Xangô Alufam, que na justiça e organização é principalmente responsável pela diretriz ou encaminhamento dos desencarnados, pois possui as chaves do céu.

Esta legião trabalha nas pedras dos rios, dos mares, cachoeiras, lagos e fontes. Xangô Alufam é considerado o protetor dos pescadores e responsável pela diretriz dos desencarnados, pois possuem as chaves do céu. Vibra nas cores brancas e marrons, simbolizando a água e a pedra. Aceita obrigações em todas as pedras que estejam em contato com a água.

Encerram-se as comemorações juninas com a homenagem ao apóstolo Pedro, que antes de ser assim denominado por Jesus, chamava-se Simão e era pescador. Nos Evangelhos consta que Jesus o chamou de Kepha (em aramaico) ou Petrus (em latim) que significa pedra ou rocha, pois ele seria a pedra onde o Mestre fundaria Sua Igreja e lhe entregaria as chaves dos céus e seria, à partir de então, pescador de homens.

29/06Homenagem à São Paulo e Xango Alafim

Xangô Alafim – Echê = São Paulo em 29/06
Esta legião trabalha nas pedras solitárias dos caminhos ou das matas que servem de assento a viajantes ou caçadores cansados, como os convidando à meditação que leva a sabedoria na busca de soluções para os impasses da vida. Suas vibrações auxiliam oradores, intelectuais, juristas e juízes, pois defendem integralmente a pureza moral. Aceitam obrigações nas pedras solitárias e suas cores vibratórias são o marrom e branco, o material utilizado e semelhante ao de Xangô Kaô.

Encerram-se as comemorações juninas com a homenagem ao apóstolo Pedro, que antes de ser assim denominado por Jesus, chamava-se Simão e era pescador. Nos Evangelhos consta que Jesus o chamou de Kepha (em aramaico) ou Petrus (em latim) que significa pedra ou rocha, pois ele seria a pedra onde o Mestre fundaria Sua Igreja e lhe entregaria as chaves dos céus e seria, à partir de então, pescador de homens.

Anúncios
Categories: Datas Festivas, Orixás, Sincretismo | 1 Comentário

Navegação de artigos

One thought on “Xangô e as Festas Juninas

  1. OBRIGADA SÃO JOÃO PELA SUA PROTEÇÃO

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: