São José

Glorioso São JoséDescendente de David, José é considerado um dos grandes elos existentes entre o Velho e o Novo Testamento. Entretanto, pouco se conhece sobre sua infância e juventude. Nos escritos sagrados, ele já aparece adulto, como um humilde carpinteiro de Nazaré, a quem a mão de Maria foi prometida em casamento.

É considerado um dos personagens mais justos do catolicismo e é tido como o protetor da família, dos trabalhadores e dos justos. Sabendo em sonhos que sua mulher teria o filho de Deus, aceitou seu destino sem reclamar. Sempre ao lado de Maria, arrumou a manjedoura que serviu de berço para Jesus. Conta-se que foi pai zeloso, deu um nome a Jesus e cuidou para que fosse bem criado. Depois que Jesus cresceu, pouca notícia se tem de José. Acredita-se que tenha morrido cerca de três anos antes de Jesus ser crucificado.

Seu culto chegou ao Brasil com os jesuítas durante a colonização e ficou mais forte com a vinda dos imigrantes italianos, que fazem até um doce, chamado “zeppole”, em sua homenagem, no dia 19 de março.

No Nordeste, o santo tem fama de trazer bons companheiros e casamentos sólidos para aqueles que o procuram.

Alguns devotos, no seu dia, fazem uma promessa de não comer um tipo de fruta durante um ano inteiro (a fruta é definida por sorteio) e garantem que desse modo todos os seus pedidos são atendidos. Os pedidos devem ser para algum bem material, já que São José é o Padroeiro dos Trabalhadores!

Anúncios
Categories: Mestres | Deixe um comentário

Navegação de artigos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: