Gaia – Mãe Terra

22 de Abril – Dia da Terra

Dia da Terra foi criado pelo senador americano Gaylord Nelson, no dia 22 de Abril de 1970.

Tem por finalidade criar uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a Terra.

Mitologia Grega: 

imagem_4A mitologia teve papel fundamental na transmissão de valores que soam familiares a nós ainda hoje.  Das noções de ciúme e de inveja, da soberba ao heroísmo, somos herdeiros de determinado jeito de pensar que nasceu ali.

Gaia, a segunda divindade primordial segundo a mitologia grega, surgiu apenas depois de Caos, representando a Terra. Com uma enorme potencialidade geradora, Gaia gera pontos, montanhas e seu principal filho e posterior esposo, Urano.
Com Urano, que representa os céus, Gaia tem vários filhos. Doze titãs, ciclopes e hecatônquiros. Como Urano previa o futuro e sabia que um de seus filhos iria tomar o seu poder, não deixava sua esposa Gaia dar a luz, então ela pediu a seus filhos Titãs que a ajudasse, porém apenas Cronos aceitou, castrando violentamente seu pai.  Futuramente, Cronos ( Zeus)  tomou o poder se tornando rei absoluto, como Urano previu.

Categories: Antiga Arte | Deixe um comentário

Navegação de artigos

Deixe um comentário

Site no WordPress.com.