Saint Patrick (São Patrício)

49898746-734x734Saint Patrick é tido como o patrono dos santos irlandeses por construir diversas das igrejas católicas na Irlanda e por conseguir mediar o cristianismo entre os pagões irlandeses.

Missionário do cristianismo,de nome verdadeiro Maewyn Succat, nasceu no século 4,na Inglaterra e era de uma família rica. Aos 16 anos teve sua vila destruída por um grupo de rebeldes irlandeses. Foi sequestrado e levado para Irlanda, onde passou a trabalhar como escravo durante 6 anos. Com isso, Maewyn passou a dedicar seu tempo ao estudo da religião.

Durante este período como escravo, voltou-se à religião e inspirado por um sonho em que fugia e voltava para a Bretanha, planejou sua fuga e retornou à terra natal. De volta à Bretanha, teve outro sonho onde um anjo disse-lhe para se tornar um missionário e difundir o Cristianismo na Irlanda. Após o sonho, passou 15 anos estudando religião e preparando-se para tornar-se um sacerdote e assume o nome cristão Patrick após sua ordenação.

Em 432 dC, voltou para a Irlanda e iniciou o processo de conversão dos irlandeses ao cristianismo – até então, a população da Irlanda era politeísta. Tal como os padres jesuítas na América do Sul, criou e lecionou em várias escolas na costa oeste da Irlanda. Como conhecedor da cultura irlandesa, Saint Patrick respeitou a rica cultura do povo e incorporou os rituais irlandeses no ensinamento cristão. O que fez com que os irlandeses aceitassem melhor a doutrina cristã. É durante este período que surge o uso o trevo para explicar a Santíssima Trindade (o pai, o Filho e o Espírito Santo) para o povo irlandês. Depois de quase trinta anos de ensino bem sucedido do cristianismo, morreu em 17 de Março de 461 dC. Logo após sua morte, a Irlanda decidiu lembrar a sua morte com um dia festivo e criou o St. Patrick’s Day, que com o tempo, ganhou o mundo, principalmente para países de língua inglesa, embora países latinos como Argentina também comemorem o dia de São Patrício.
st-patrick-s-day-lucky-dancing-leprechaun-18420695O que tem o arco-íris a ver com o St. Paddy’s Day?

A lenda conta que o duende Leprechaun esconde o seu tesouro, o pote de ouro, no final do arco-íris. Já que nunca conseguimos encontrar o “fim” do arco-íris, também não se consegue encontrar o pote de ouro. Para conseguir encontrar o pote de ouro, primeiro é preciso achar o pequeno Leprechaun.

s_patrick2Conta-se há bastante tempo que, durante sua missão na Irlanda, São Patrício certa vez subiu no cume de uma colina (hoje chamada de Croagh Patrick), e, lançando mão somente de um cajado de madeira, afugentou todas as cobras da Irlanda.

Na verdade, o país não tinha cobras naquela época. O episódio conhecido como “the banishing of the snakes” é na realidade uma metáfora para a erradicação da ideologia pagã da Irlanda e o triunfo do Cristianismo. Após cerca de 200 anos da chegada de Patrick, A Irlanda estava completamente Cristianizada.

Anúncios
Categories: Datas Festivas | Deixe um comentário

Navegação de artigos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: