Festa da Ascensão e Dia da Espiga

Para a Igreja Católica a Quinta Da Ascensão é o acontecimento onde Jesus deixa seu corpo físico e sobe ao Céu.

Quarenta dias depois da ressurreição, Jesus e Seus discípulos foram ao Monte das Oliveiras, perto de Jerusalém. Lá, Jesus prometeu aos Seus seguidores que em breve receberiam o Espírito Santo e os instruiu a permanecerem em Jerusalém até que o Espírito tivesse chegado. Então, enquanto Jesus os abençoava, Ele começou a subir ao céu.” O relato da ascensão de Jesus é encontrado em Lucas 24:50-51 e Atos 1:9-11.

Cinquenta dias após a ressurreição se comemora o dia de Pentecostes, o dia do Espirito Santo.

DemeterGGCoincidentemente, para as tradições que conservam uma relação com os ritmos da natureza, e que harmonizam o nosso dia-a-dia profano com o carácter sagrado, nesse mesmo dia, se celebra uma das datas mais festivas do ano, o Dia da Espiga ou Quinta-feira da Espiga.

Considerada mesmo como o dia mais santo do calendário, e observada em muitas regiões da Europa, principalmente Portugal, como uma paragem de todos os trabalhos equivalente ao domingo, acreditando-se que nele a própria natureza suspendia toda a sua atividade. No Cancioneiro Popular Português pode ler-se: se os passarinhos soubessem / Quando é dia d’Ascensão / Nem subiam ao seu ninho / Nem punham o pé no chão

Dia da Espiga é a versão dos antigos rituais de celebração da Primavera e consagração da natureza e das colheitas. Apesar do contexto cristianizado, alguns costumes difundidos por toda a Europa ainda revestem este antiquíssimo cunho agrícola, como a bênção de cereais e uvas que por vezes decorre durante a missa, ou a bênção dos “primeiros frutos” hoje efetuada nos três dias que antecedem a Ascensão.

Estes gestos recordam o carácter mágico desta época, quando em toda a parte se assistia à manifestação da vida vegetal e animal após a letargia do frio do inverno.

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O Dia da Espiga reproduz também outra tradição nacional, com a colocação de flores amarelas nas portas e janelas das casas, como forma de receber e celebrar a fertilidade da natureza e esconjurar o mal.

Faz-se um ramo, que deve ser colocado todos os anos por detrás da porta de entrada, ou sobre a chaminé da cozinha, de forma a proteger o lar (também simbolizado pelo fogo doméstico) e a trazer-lhe abundância. Por vezes guardava-se junto do ramo uma fatia ou um pequeno pão, para garantir que este não faltaria.

A “natureza suspensa” está também presente na antiga crença da Hora, (O dia da espiga era também o “dia da hora”) Era chamado o dia da hora porque havia uma hora, o meio-dia, em que tudo parava, “as águas dos ribeiros não correm, o leite não coalha, o pão não leveda e as folhas se cruzam”.

Este era o momento ideal para a colheita do ramo, composto por espigas, malmequeres brancos e amarelos, papoilas, ramos de oliveira, folhas de videira e alecrim. As espigas simbolizam o pão, que se desejava abundante durante todo o ano; a videira representa o vinho, ao mesmo tempo “sangue de Cristo” e fonte de alegria para o camponês; os malmequeres são o ouro e a prata; as papoilas evocam a cor do sangue, e representam o amor, a vida e a fertilidade; o azeite “que tempera e alumia” é também símbolo da paz; e o alecrim, erva usada para defumar as casas e os doentes, dá saúde e afasta as influências maléficas.

A Quinta-feira da Ascensão possui um significado em comum com o Dia da Espiga, a esperança. Na origem pagã dos rituais da natureza se traduzia na esperança da abundância das colheitas após o adormecimento invernal, e em ambiente cristão é a esperança da salvação e da ressurreição dos mortos. Numa e noutra comemoração assistimos à vitória da Vida sobre a Morte.

Leia mais:http://www.gotquestions.org/Portugues/Ascensao-de-Jesus.html#ixzz3a6UogIiP

http://in-experienciadofeminino.blogspot.de

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